Aos autores

Este blog foi criado para armazenar minhas pesquisas sobre o amado povo cigano e também render uma singela homenagem a esta rica cultura,por mim tão amada....Todos os textos e imagens presentes neste blog foram retirados da grande rede virtual.....peço imensas desculpas se esqueci de colocar os créditos em algum destes....Acaso isso tenha ocorrido, ficarei imensamente feliz em desfazer o mal-entendido e colocar abaixo os devidos créditos.....enorme beijo a todos!!!!



A Dança

A DANÇA 
Somos um povo alegre, cheio de energia e grande dose de passionalidade. A dança e a música fazem parte de nossas almas, “nascem” com cada de nós e correm nossas veias como nosso sangue. Nunca dançamos por obrigação, mas pelo puro prazer. 

 OBJETIVOS DA DANÇA As danças são atividades físicas e, em geral, trazem benefícios ao corpo. Pode se perder calorias em excesso, melhorar a postura corporal, aumentar a capacidade respiratória, desenvolver e tonificar a musculatura. Porém, a dança cigana em particular, além de trabalhar esses aspectos, busca integrar a mente ao corpo para que este se torne ainda mais saudável e equilibrado. 

 INFLUÊNCIAS E VARIAÇÕES DE ESTILO NA DANÇA CIGANA Os movimentos observados na dança cigana são resultantes da sua influência indiana, onde o girar das mãos, a inclinação da cabeça e a postura ereta chamam atenção. Além disso, as características assimiladas em diferentes regiões do mundo por onde os ciganos passaram levam a uma divisão por estilos, que segue o mesmo padrão dos clãs. Dentre os mais “populares” vemos o Kalón, cuja musicalidade se assemelha ao flamenco e à rumba e é oriundo da Europa Ocidental. 

DANÇA CIGANA FEMININA ESTILO ROM (romanê) Nesta dança os movimentos são baseados da cintura para cima, meneios de ombros, inclinação da cabeça, giro de punhos e mãos, postura ereta, braços à frente do corpo ou acima da cabeça e movimentos que completem sempre círculos (para os ciganos a vida é um ciclo). E sempre será um ciclo. 


 Para facilitar a interação Terra/Céu, dançam descalços. O que se pode verificar, porém, é que a cigana, embora tenha movimentos aparentemente sensuais,ela é pudica, e jamais veremos além de seus tornozelos nos seus rodopios e meneios. Para evitar acidentes durante o bailado e coreografias,as ciganas usam sobre-saias até em número de sete. Daí, ciganas estereotipadas como as das novelas e filmes nada têm a ver com a realidade. Na dança, o cigano procura desenvolver uma relação telúrica,conectar-se com a natureza e deixar fluir para a superfície física do ser,todos os sentimentos mais íntimos. Assim, nota-se perfeitamente o sinal de êxtase de uma cigana ao rodopiar e fazer seus movimentos gentis, ao sacudir seu pandeiro ou ao som do atrito das castanholas. Para os ciganos, dançar é celebrar a vida e se ligar a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário